von Hertwig - Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau - SC
Atendimento ao Cliente

7 Cuidados com a saúde dos olhos

A visão é um sentido muito importante para os seres humanos, mas para garantir que ela funcione bem é preciso tomar alguns cuidados com a saúde dos olhos. Alergias, infecções e doenças oculares podem comprometer a nossa capacidade de enxergar em curto ou longo prazo, por isso, a prevenção é a melhor forma de manter estes órgãos saudáveis e em perfeito funcionamento.

Neste post separamos algumas dicas de como cuidar melhor dos seus olhos com ações simples:

1. Evite coçar ou esfregar os olhos

Muitas pessoas fazem isso e nem percebem. Às vezes por cansaço, tempo seco ou poluição temos o hábito de coçar ou esfregar os olhos. O problema é que este ato pode desencadear problemas oculares, já que a estrutura dos olhos é muito frágil.

Pressões e atritos nesta área podem provocar lesões ou até mesmo doenças mais graves. Além disso, ao longo do dia as nossas mãos podem carregar impurezas, levando bactérias e demais micro-organismos para a região dos olhos. Isso pode desencadear inflamações como a conjuntivite e até outros problemas mais graves.

Se você sente frequentemente esta sensação de secura e coceira nos olhos, procure um oftalmologista para identificar a causa e indicar o tratamento adequado.

2. Cuidado com cosméticos utilizados na área dos olhos

Quem tem o hábito de utilizar maquiagem ou produtos aplicados próximos à área dos olhos, como cremes, géis de limpeza facial e até mesmo protetor solar, deve tomar muito cuidado. Sempre verifique na embalagem se o produto é mesmo indicado para aquela região e, se este for o caso, busque saber se ele é aprovado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) ou algum órgão internacional semelhante, no caso de produtos importados.

Além disso, sempre esteja atento ao prazo de validade e à forma com que estes produtos são armazenados. Maquiagens que são guardadas em ambientes úmidos e com pouca ventilação podem ser um terreno fértil para a proliferação de fungos, que você certamente não vai querer perto dos seus olhos. Também é importante não utilizar maquiagens e pincéis de outras pessoas.

Outro cuidado importante é sempre remover os produtos de beleza antes da hora de dormir. Para evitar irritações, busque utilizar produtos antialérgicos e sem conservantes, além de lavar frequentemente os pincéis de maquiagem.

3. Cuidado com a alimentação

Não é só com a parte externa que é preciso tomar cuidado. A alimentação e o funcionamento do nosso metabolismo também interferem na saúde dos nossos olhos. Um dos perigos é o excesso de glicose no sangue, principalmente em quem tem diabetes tipo 1 ou 2. A retinopatia diabética é uma das doenças oculares causadas pelo consumo excessivo de açúcar. Trata-se de uma doença silenciosa cujo único sintoma é a vista embaçada, mas que pode levar a uma hemorragia interna e até mesmo à cegueira irreversível.

Para proteger a saúde dos olhos com a ajuda da alimentação é recomendado o consumo de peixe. Trata-se de um alimento rico em ômega 3 e vitaminas A, B, D e E, essenciais para a saúde e que diminuem problemas oculares, como a degeneração macular. Quando consumimos peixe distribuímos bastante oxigênio por todo o corpo, inclusive para os olhos. Isso ajuda a combater o envelhecimento precoce das estruturas oculares e a fortalecer o globo ocular.

4. Evite o cigarro

Conforme recomendações do site do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, parar de fumar e evitar exposição ao cigarro também são formas de proteger a saúde dos olhos. Estudos associam o consumo do cigarro a alguns problemas de visão, como degeneração macular, catarata e danos ao nervo óptico, podendo resultar em cegueira irreversível para o fumante. Além disso, a fumaça do cigarro pode causar secura e irritação nos olhos.

5. Cuidado com a higiene da área dos olhos e de lentes de contato

Limpar os olhos corretamente é um processo bem mais delicado do que simplesmente lavar o rosto pela manhã. O ideal é que, pelo menos uma vez ao dia, a pessoa limpe cuidadosamente pálpebras, cílios e cantos, removendo as impurezas e secreções secas, que podem causar coceira e irritações. O ideal é que isso seja feito com hastes flexíveis umedecidas com creme de limpeza específico para a área dos olhos.

Outra forma recomendada de higienizar a região dos olhos é, durante o banho, enxaguar a área e fazer massagens leves na parte exterior das vistas. Mas lembre-se: nada de esfregar os olhos com força.

Pessoas que utilizam lentes de contato também devem estar atentas à higienização tanto dos olhos como das lentes. Sempre que for manuseá-las lave bem as mãos e higienize suas lentes com produtos indicados pelo fabricante ou pelo seu oftalmologista. A mesma dica vale para o estojo em que elas são armazenadas. Siga com cuidado as orientações do fabricante no manuseio e esteja sempre atento ao período de uso e à data de validade das lentes.

6. Lembre-se de piscar mais

Piscar é o lubrificante natural dos olhos, que irá mantê-los hidratados e, assim, evitar irritações. O problema é que hoje em dia, com a exposição a telas de computador e smartphones, as pessoas estão piscando cada vez menos, por causa da atenção dependida a estes dispositivos. Pessoas que leem por períodos prolongados também piscam consideravelmente menos e podem comprometer a saúde dos olhos.

A recomendação para quando se estiver realizando estas atividades, frequentemente no trabalho ou estudando, é fazer pausas. Aproveite estes momentos para piscar e descansar os olhos. Esta medida ajuda no combate à síndrome da visão do computador.

7. Faça consultas periódicas ao oftalmologista

Cuidar dos olhos de forma preventiva também envolve visitas periódicas ao oftalmologista. Mesmo que você não tenha algum problema de visão aparente é importante saber como anda a saúde dos seus olhos, até porque algumas doenças são silenciosas. Através da consulta e de exames, o médico oftalmologista poderá prevenir futuros problemas e garantir a integridade da sua visão.

Na Clínica de Olhos Roberto von Hertwig dispomos de infraestrutura completa para o cuidado contínuo com a saúde dos olhos. Saiba mais sobre os exames que realizamos.